Segundo pesquisas do
Facebook 30% das pequenas empresas brasileiras, cerca de 2 milhões, já utilizam
a rede social para divulgar seus negócios, a pesquisa ainda indicou que 80% dos
91 MILHÕES de usuários brasileiros estão conectados com páginas de PMEs, porém
estes empresários ainda não utilizam a rede social para gerar lucros.
Alunos de marketing da
Faculdade Darcy Ribeiro realizaram uma pesquisa nas cidades metropolitanas de
Fortaleza (Maracanaú, Maranguape, Caucaia, Pacatuba.) para saber como as
pequenas empresas destas cidades usam as redes sociais como estratégias de
marketing. Dentre os resultados obtidos na pesquisa destacam-se:
- 44% dos entrevistados consideram a divulgação tradicional como o melhor meio para divulgar seus negócios.
- 35% dos entrevistados que utilizam as redes sociais como estratégia de vendas tem percepção de incremento nas vendas.
- 87,5% dos entrevistados acima dos 40 anos não acreditam que a internet pode melhorar suas vendas, os principais motivos citados foram: falta de domínio com a tecnologia e questões relacionadas à segurança online.
De acordo com os dados acima
a Equipe Hub Divulgações e Marketing listou algumas formas de como os pequenos
empresários podem aproveitar as redes sociais da melhor maneira possível:
01 - Antes de tudo a empresa tem que entender e
respeitar a função das redes sociais, que é se comunicar com pessoas, ou seja,
a empresa deverá investir no relacionamento e interação com seus seguidores, e
para isso deve-se evitar a venda direta e apostar na criação de conteúdo útil
para seus fãs e seguidores.
02 - Não confunda o perfil de sua empresa com seu
perfil pessoal. Separe as coisas para não confundir seus seguidores. Evites
assuntos que cause intrigas e discussões. Como time de futebol, posições
políticas e religiosas, compartilhamento de correntes, discriminação e
preconceito e etc.
03 - Trabalhe bem as artes gráficas, se possível
contrate um designer. O internauta tende a interagir melhor com artes
profissionais que lhe chamam a atenção.
04 - Esteja sempre atendo ao que falam de sua
empresa. Responda as perguntas o mais rápido possível com respostas satisfatórias
e evite discutir publicamente diante de uma crítica. Ao invés de discutir
procure solucionar o problema. Se persistir a discussão procure conversar por
inbox.
05 - Investir em Facebook ADS e em promoções faz
com que mais pessoas visualize as mensagens e aumenta a possibilidade de
maiores interações.