14 de janeiro de 2015

Como construir uma marca forte no mercado


São tantas as dificuldades enfrentadas por quem deseja abrir seu próprio negócio, que às vezes a construção da sua marca e os canais de comunicação da empresa deixa muito a desejar. Embora não seja tão usual para as micro e pequenas empresas, construir uma marca forte faz com que a empresa se diferencie do mercado tão heterogêneo e competitivo o que gera lealdade por parte do consumidor.
A Equipe Hub resolveu estudar esta dificuldade das pequenas empresas listando algumas dicas de como construir uma boa imagem de sua empresa e analisando os pontos positivos e negativos dos principais meios de divulgação existentes em Maracanaú.

Fachada e Ponto de Venda – Sua fachada é a porta de entradas do consumidor em sua empresa, onde ele forma sua impressão sobre a loja. É muito importante que sua fachada esteja de acordo com a identidade visual da empresa e tenha informações que facilite a vida do consumidor. Seja uma loja fácil de comprar. Ao escolher seu ponto de vendas leve em consideração a praticidade para o seu público alvo e construa sua identidade visual de acordo com seu público alvo.

Redes Sociais – Podemos dizer que as mídias digitais fizeram a grande revolução da nova era e tornou-se uma grande e aliada ferramenta para as empresas divulgarem seus produtos e serviços, principalmente as pequenas empresas. Porém quem resolver utilizar as redes sociais como ferramentas de divulgação é importante saber usar e respeitar “as regras” de cada rede social e escolher a melhor para seu negócio. As redes sociais que mais cresce em Maracanaú são FACEBOOK, INSTAGRAN, YOUTUBE, WHATSSAP. Importante falar que nestas redes sociais o que vai destacar sua empresa é o conteúdo produzido portanto nada de utilizar apenas para publicidade e nem enviar spam para as pessoas. Aconselhamos utilizar a técnica 80/20 – 80% conteúdo, 20% propaganda.

Som Volante – O Som volante é um bom meio de divulgação que consegue atrair atenção dos consumidores, sua principal desvantagem é seu alto custo, pois, para ter um retorno positivo é necessário o uso constante deste veículo.

Panfletos – Embora seja importante a empresa ter um panfleto sobre seus serviços e produtos, a prática da panfletagem está se tornando ultrapassada para as pequenas empresas, pois o retorno da panfletagem as vezes não cobre os custos que a empresa teve com a fabricação dos panfletos e dos panfletistas. O consumidor todo dia é bombardeado por panfletos de diversas empresas que automaticamente ele já recebe na intenção de jogá-lo no lixo. Portanto se você pretende utilizar panfletos para divulgar sua empresa aconselhamos uma blitz promocional, é mais convidativo para o consumidor ir até sua empresa.

Jornais de Bairro – Particularmente não considero um meio viável para divulgação de sua empresa, visto que em Maracanaú não existe nenhum jornal de grande circulação e a entrega de exemplares não são constantes. Porém, caso você queira investir neste meio de publicidade, indicamos você exigir que a marca de sua empresa saia próximo a algum artigo e interesse do seu público alvo.

Mídias Indoor (Tv's nas casas lotéricas) – Um bom meio de divulgação que atinge milhares de pessoas diariamente, porém não consegue atingir constantemente, já que as pessoas vão em média uma vez por mês em casas lotéricas. É mais interessante utilizar a mídia Indoor (mídia interna) em seu próprio ponto de venda (PDV) atingirá seu público-alvo com mais constância.

Guia Comercial Online – Interessante sua empresa está presente nos guias comerciais da cidade pois eles são referências para os consumidores buscarem por empresas, portando sua empresa será mais fácil de ser encontrada pelo consumidor. (O Guia comercial Achei no Maraca, desenvolvido pela Equipe Hub, permite que o consumidor encontre sua empresa através do Pc, Notebook, Tablets ou Smartphones. Além de ter uma presença constante nas redes sociais.)Porém, guia comercial deve ser um meio para auxiliar a ampliar a divulgação da empresa e não somente o único meio de divulgação.


O ideal é que você faça um mix entre a divulgação digital e a divulgação tradicional, e esteja sempre atendo ao comportamento do seu público alvo e de que forma sua empresa pode aproveitar as melhores oportunidades que surgem no mercado. Espero que esta analise tenha lhe ajudado, e caso precise de mais alguma ajuda, estamos sempre dispostos a atendê-lo e ajudá-lo.

EQUIPE HUB DIVULGAÇÕES E MKT

Author & Editor

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