São tantas as dificuldades enfrentadas por
quem deseja abrir seu próprio negócio, que às vezes a construção da sua marca e
os canais de comunicação da empresa deixa muito a desejar. Embora não seja tão
usual para as micro e pequenas empresas, construir uma marca forte faz com que
a empresa se diferencie do mercado tão heterogêneo e competitivo o que gera
lealdade por parte do consumidor.
A Equipe Hub resolveu estudar esta
dificuldade das pequenas empresas listando algumas dicas de como construir uma
boa imagem de sua empresa e analisando os pontos positivos e negativos dos
principais meios de divulgação existentes em Maracanaú.
Fachada e Ponto de Venda – Sua fachada é a
porta de entradas do consumidor em sua empresa, onde ele forma sua impressão
sobre a loja. É muito importante que sua fachada esteja de acordo com a
identidade visual da empresa e tenha informações que facilite a vida do consumidor.
Seja uma loja fácil de comprar. Ao escolher seu ponto de vendas leve em consideração
a praticidade para o seu público alvo e construa sua identidade visual de
acordo com seu público alvo.
Redes Sociais – Podemos dizer
que as mídias digitais fizeram a grande revolução da nova era e tornou-se uma
grande e aliada ferramenta para as empresas divulgarem seus produtos e
serviços, principalmente as pequenas empresas. Porém quem resolver utilizar as
redes sociais como ferramentas de divulgação é importante saber usar e
respeitar “as regras” de cada rede social e escolher a melhor para seu negócio.
As redes sociais que mais cresce em Maracanaú são FACEBOOK, INSTAGRAN, YOUTUBE,
WHATSSAP. Importante falar que nestas redes sociais o que vai destacar sua
empresa é o conteúdo produzido portanto nada de utilizar apenas para
publicidade e nem enviar spam para as pessoas. Aconselhamos utilizar a técnica
80/20 – 80% conteúdo, 20% propaganda.
Som
Volante
– O Som volante é um bom meio de divulgação que consegue atrair atenção dos
consumidores, sua principal desvantagem é seu alto custo, pois, para ter um
retorno positivo é necessário o uso constante deste veículo.
Panfletos – Embora seja
importante a empresa ter um panfleto sobre seus serviços e produtos, a prática
da panfletagem está se tornando ultrapassada para as pequenas empresas, pois o
retorno da panfletagem as vezes não cobre os custos que a empresa teve com a
fabricação dos panfletos e dos panfletistas. O consumidor todo dia é
bombardeado por panfletos de diversas empresas que automaticamente ele já
recebe na intenção de jogá-lo no lixo. Portanto se você pretende utilizar
panfletos para divulgar sua empresa aconselhamos uma blitz promocional, é mais
convidativo para o consumidor ir até sua empresa.
Jornais de Bairro – Particularmente
não considero um meio viável para divulgação de sua empresa, visto que em
Maracanaú não existe nenhum jornal de grande circulação e a entrega de
exemplares não são constantes. Porém, caso você queira investir neste meio de
publicidade, indicamos você exigir que a marca de sua empresa saia próximo a
algum artigo e interesse do seu público alvo.
Mídias Indoor (Tv's nas casas lotéricas) – Um bom meio de
divulgação que atinge milhares de pessoas diariamente, porém não consegue
atingir constantemente, já que as pessoas vão em média uma vez por mês em casas
lotéricas. É mais interessante utilizar a mídia Indoor (mídia interna) em seu
próprio ponto de venda (PDV) atingirá seu público-alvo com mais constância.
Guia Comercial Online – Interessante
sua empresa está presente nos guias comerciais da cidade pois eles são
referências para os consumidores buscarem por empresas, portando sua empresa
será mais fácil de ser encontrada pelo consumidor. (O Guia comercial Achei
no Maraca, desenvolvido pela Equipe Hub, permite que o consumidor encontre sua
empresa através do Pc, Notebook, Tablets ou Smartphones. Além de ter uma
presença constante nas redes sociais.)Porém, guia comercial deve ser um
meio para auxiliar a ampliar a divulgação da empresa e não somente o único meio
de divulgação.
O ideal é que você faça um mix entre a
divulgação digital e a divulgação tradicional, e esteja sempre atendo ao
comportamento do seu público alvo e de que forma sua empresa pode aproveitar as
melhores oportunidades que surgem no mercado. Espero que esta analise tenha lhe
ajudado, e caso precise de mais alguma ajuda, estamos sempre dispostos a
atendê-lo e ajudá-lo.