15 de fevereiro de 2015

Como as pequenas empresas podem superar a crise de 2015?

O Ano de 2015 iniciou-se com uma grande crise econômica nacional, e para piorar o cenário, a principal estatal do país passa pelo maior escândalo de sua história e a falta de chuva gerou uma crise hídrica na região sudeste do país. Ou seja, estamos vivendo um cenário completamente incerto para as empresas brasileiras, principalmente para as MPE.





Mas como as pequenas empresas podem superar esta crise?

As Micro e pequenas empresas sempre viveram com o orçamento controlado e com constantes ameaças, seja pela concorrência, seja pela falta de capital para investimentos ou qualquer outro motivo ameaçador. E isso pode ser vantajoso para ajudar a superar a crise de 2015, mais é preciso manter a calma e não entrar no pânico do mercado para poder enxergar e aproveitar as oportunidades que sempre surgem em tempos de crise.

Veja a seguir o que especialistas recomendam para um 2015 próspero: 

01 - PLANEJE-SE: Embora não comum entre as pequenas empresas, o planejamento  é fundamental para empresa superar uma crise. É preciso enxergar a realidade e as perspectivas para os próximos meses e traçar as melhores estratégias para sobreviver e potencializar seus negócios diante da crise.
Verifique seus produtos e serviços e analise em qual você deve apostar.

02 - ORGANIZE SUA GESTÃO FINANCEIRA: Em um ano de ajustes na economia é necessário organizar as finanças da empresa e prevê os recursos que entram e os que saem. Essa previsão garante que a empresa tenha um maior controle sobre seus gastos e prevê quais custos podem ser reduzido e/ou até eliminados. Garante também a previsão de rombo no caixa com meses de antecedência, permitindo agir a tempo de evitar um impacto ainda maior.
Se você ainda não utiliza nenhum software para controlar as finanças de suas empresas, duas ótimas sugestões gratuitas são: Zero Paper e Market Up 

03 - INVISTA EM RELACIONAMENTO: Manter um cliente custa menos que conquistar um novo. Por isso, não é indicado que os cortes nos gastos interfiram na qualidade do relacionamento. Ter seu próprio site, investir em conteúdos diferenciados nas redes sociais e oferecer SAC 2.0, que permite atendimento via WhatssApp, são caminhos promissores.

04 - DIVULGUE SEUS PRODUTO E SERVIÇOS POTENCIAIS: Foque nos seus melhores produtos e serviços e faça seu consumidor ter conhecimento deles. Construa uma imagem de referência, ou seja, que a sua empresa é a melhor da região.
O baixo custo e a ampla visibilidade faz com que a internet seja o melhor meio de divulgação de sua empresa. Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer divulgação saiba aonde seu público se encontra e pelo o que eles se interessam.

Equipe Hub

Author & Editor

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