A Marca de
uma empresa é a sua principal característica para que o consumidor possa
identifica-la e diferencia-la de seu concorrente, por isso deve-se ter bastante
cuidado e atenção na hora de criar sua logo e também sua identidade visual. A
logo deve transmitir a mensagem que a empresa quer passar para a sociedade, sua
missão, visão e valores. Já a identidade visual é formada pelo padrão de cores
da logo, distribuídas em todo material impresso, digital e qualquer meio ou
ambiente que tenha a logo da empresa.
É muito comum
entre as pequenas empresas não haver uma padronização dessa identidade visual,
muitas vezes por fazerem sua logo em gráficas rápidas ou profissionais liberais
que não oferecem o manual completo da sua identidade visual, que permite que
sua marca seja reproduzida em qualquer ambiente e por qualquer pessoa sem perca de identidade.
Mas o que essa falta de padronização da marca
pode prejudicar minha empresa?
A falta de
padronização de sua marca e de sua identidade visual, deixa o consumidor
confuso e com dificuldades de conhecer sua empresa, podendo até levá-lo para o
seu concorrente. Por isso que a identidade visual além de deixar sua marca clara
para o cliente, também transmiti profissionalismo e credibilidade para seu
negócio.
A Equipe Hub separou algumas dicas
para lhe ajudar a criar a logo e a identidade visual de sua marca, confira:
Logo: Relacione o ícone de sua marca com a missão e valores de sua empresa, construa uma marca que mostre seus objetivos para o mercado.
Cores Utilizadas: Muito cuidado e atenção na hora de escolher as cores utilizadas em sua marca, pois através dela que o consumidor associa o seu produto ou serviço. Um exemplo clássico: quando a qualquer um vê uma garrafa com uma silhueta vermelha já lembra da Coca-Cola, não é? O mesmo podemos falar de um M amarelo que também lembra do Mc Donald’s.
Manual da Marca: O Manual da marca deve conter o padrão de cores e objetos utilizados na criação de sua logo, assim como seus significados. Informações de como utilizar a marca em diferentes planos de fundo e ambientes.
Criar uma identidade visual da sua empresa é essencial para a formação de uma marca forte e consequentemente, que seja valorizada pelo consumidor. É por isso, que ela deve ser produzida por uma pessoa que entenda e que saiba compreender toda a essência da marca e criar a sua identidade